quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O teste da cultura

        Existe a falsa ideia de que o Evangelho é só para gente simples e iletrada.  Com efeito, os menos sábios são, em geral, mais acessíveis à mensagem divina. A tendência do homem culto é enfatuar-se com os seus conhecimentos. Já, Paulo, o apóstolo fazia referência a esta situação, quando escreveu: "Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação".

        A mensagem divina é para todos os níveis de conhecimento e hábitos culturais.  As necessidades da alma são exatamente as mesmas, tanto para sábios como para ignorantes.  Ao vir ao mundo, Cristo não fez qualquer discriminação, por isso atentou com a mesma solicitude para uma simples mulher samaritana, junto ao poço de Jacó, como para o nobre Nicodemus que o procurou, fazendo inquirições importantes sobre os problemas do espírito.

        A culpa não é, portanto, de Cristo nem do seu Evangelho, senão do próprio homem.  Há aqueles que não passam no teste dos conhecimentos humanos em sua relação com Deus.  Imbuídos da ciência humana que na prática é muito importante, desprezam como se fosse loucura a suprema sabedoria daquele que deu ao homem a inteligência e a capacidade para adquirir conhecimentos.

         Vale a pena reverter este quadro e buscar a Deus.  

     

     

Nenhum comentário: