sábado, 4 de agosto de 2012

Como educar o seu filho (fim)

8.  Tenha plena consciência de que a educação dos filhos é tarefa prioritária dos pais.  Mesmo que por motivos superiores, tenha de mandá-los muito cedo para uma creche ou outra instituição, jamais queira transferir para ela a nobre missão que Deus lhe deu.
9.  Mesmo que suas condições econômicas sejam muito boas, não solte dinheiro e coisas nas mãos do seu filho indiscriminadamente.  Nâo faça dele um pródigo e esbanjador.
10. Jamais confunda a concessão a seu filho de muitos bens, presentes custosos e muito dinheiro, com a dádiva de você mesmo, sua atenção, presença, amor e dedicação pessoal. 
(do livro Família Feliz)

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Como educar seu filho 2

5.  Oriente a educação de seu filho, segundo os preceitos da dignidade humana de justiça, retidão e verdade.  Começo por você mesmo o rigor e a disciplina para que tenha condições de transmitir esse princípios ao educando.
6. Jamais se esqueça de que os pais são, durante muito tempo, o modelo de vida e conduta de seus filhos.  E, durante esse tempo se faz o lastro do que eles serão pela vida toda.
7. Lembre-se de que você e seu cônjuge estão preparando vidas preciosas para a sociedade e para a Pátria.  Do modo como trabalham essas vidas depende, em grande parte, a sociedade do futuro. 

(do livro Família Feliz)

Como educar seu filho

1. Identifique-se com seu filho, brinque com ele, participe de suas atividades infantis.  Mas não se esqueça de preservar a sua autoridade de pai ou mãe.
2. Não queira obrigar a criança a ser como se fosse adulto.  Ela apresenta suas características próprias de criança.  É curiosa, irriquieta e travessa.
3. Não prometa à criança algo que você não vai dar.  Cumpra a sua palavra e não engane a criança. Lembre-se de que ela aprende mais com o seu exemplo do que com suas palavras.
4. Considere a criança como o bem maior, acima de todos os tesouros.  Ela é sua para zelar, proteger e educar, mas não é sua propriedade particular.  ....continua
(do livro Família Feliz)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Educação pelo trabalho

           Ninguém constranja a criança a trabalhar, ao ponto de prejudicar a sua infância e os seus estudos.  Por outro lado, não se despreze o pequeno serviço que uma criança pode prestar.  Como em tudo na vida, há de haver uma atitude equilibrada.  A criança aprende a viver também trabalhando.  A atividade comedida faz parte da sua formação no processo do desenvolvimento. 
            Temos observado que pais que criam e educam seus fihos totalmente ociosos, não os preparam devidamente para a vida.  Desde cedo a criança deve ser estimulada a fazer alguma coisa.  De início ela executa com deficiência, de maneira desajeitada e incompleta.  Cabe ao educador a incumbência de elogiar o seu desempenho, corrigir os defeitos, completar o seu trabalho e dar-lhe outras oportunidades.
            Crianças ressentem-se mais tarde pela ausência dessa orientação.  Além de ser o trabalho importante no processo da educação, ajuda a livrar do ócio e do vício, sendo ainda fator de prosperidade.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Educação pelo exemplo

          É bem conhecido este pensamento: "O que você faz fala tão alto que não se pode ouvir o que você diz".  Tal conceito ressalta a prática, o procedimento do dia a dia, a maneira de ser e viver no processo de educação, como sendo infinitamente superior à palavra falada.
          A educação é, antes de tudo, um processo de estímulo permanente. Até nos passarinhos podemos ver essa realidade.  Esse é o recurso usado pela ave para ensinar aos filhotes como beliscar os alimentos e como voar. ...
          A educação dos filhos há de ser acompanhada de exemplo.  O que eles vêem se constitui a força persuava formadora do seu caráter.  Não adianta recomendar atitude séria de honestidade, retidão, justiça, veracidade nas palavras e na conduta, se tal discurso não for acompanhado, na prática, de todas essas virtudes sem a menos discrepância.
         Além da persuasão pela força da palavra, a melhor maneira de fazer a criança andar pelo bom caminho, é você mesmo seguir com segurança e firmeza por esse caminho. 
(do livro Família Feliz). 

domingo, 29 de julho de 2012

Gratidão

Manifesto meu agradecimento à PIB A E Carvalho pela homenagem feita aos pastores, em especial ao Pastor Expedito Cerqueira César.  O evento contou com a presença, entre outros, do Pastor José Vieira Rocha.  Registro a importante iniciativa do irmão Gregório de Souza pela atenção que tem dado aos pastores em geral, lembrando sempre dos aniversários, em oração.

PIB A E CARVALHO: Homenagem aos pastores

Pastor Gorgônio e D. Irenita
Pr. Gorgônio e Pr. Expedito Cerqueira Cesar
D. Irenita, esposa, Leonardo e Lutero, filhos e Eunice, nora.
Todos os pastores reunidos
Pastor José Vieira Rocha, Pastor Expedito Cerqueira Cesar e Pastor Gorgônio Barbosa Alves
Todo o carinho da PIB A E Carvalho
Todo o carinho da PIB A E Carvalho

A verdade suprema


             Ao fazer indagações sobre as origens e destino do homem e do universo, Sócrates, o maior sábio da Grécia antiga, dizia: “Eu corro atrás da verdade como um sabujo”. Sabujo é cão altamente farejador.

            Com efeito, as grandes pesquisas de laboratório, as excursões científicas, as arrojadas aventuras para o fundo dos mares e o espaço sideral, o enorme esforço do homem em sua ânsia de conquistar o universo, tudo isto não visa outra coisa senão ao empenho incontido de pôr o gênero humano em contato com a verdade. Queremos a verdade sobre o que se encontra no fundo dos mares e no espaço sideral.

            Jamais, porém, chega o homem ao conhecimento da verdade em sua plenitude. Quanto mais conhecimento alcança, mais fica sabendo sobre a grandeza e infinitude do universo e compenetrando-se de que ele é apenas um pequenino grão de areia em face da sua magnitude.

            Entretanto, Cristo, satisfazendo a esta incontida aspiração humana, apresenta-se como a verdade no sentido mais perfeito e elevado. É ele a verdade, porque sintetizou em seu próprio ser tudo o que sobre a sua pessoa divina disseram, nas Escrituras, os profetas da antigüidade. Cristo é, em si mesmo, uma síntese da história, revelando, em sua plenitude, toda a ciência de Deus, como diz Paulo, “oculta em mistério”. É o Messias Divino, para o homem, a revelação de todo o segredo de Deus.

            Não é que o homem com Cristo esteja em condições de desvendar os mistérios do universo físico. Isto seria muito pouco e de proveito quase nulo. Afinal de contas que proveito traria ao pobre mortal o conhecimento de mais uma estrela entre bilhões que cintilam no céu deste imenso universo? Para que saber mais de outros mundos, se há mistérios insondáveis no mundo que habitamos e no minúsculo mundo do nosso próprio ser?

            Cristo, como essência da verdade, revela mistério muito mais profundo e de efeitos práticos e proveitosos ao homem. É o segredo, até então insondável, do próprio Deus que, sendo tão grande, está interessado em fazer feliz essa pequenina criatura que vive neste pequeno planeta, por apenas alguns segundos da eternidade.

            Esta é, sem dúvida, uma revelação confortadora para a insatisfeita criatura humana, tão ávida de pequenas “verdades” que passam como bolhas de sabão na voragem do tempo. Cristo, vindo ao mundo, revelou-lhe o segredo completo da felicidade que não se limita ao exíguo tempo de vida que o homem leva neste mundo nem à simples dispensação da Terra.

            Ele revela a verdade em amplitude universal e eterna. Vale a pena conhecê-la. “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras, e as põem em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”. (Mateus 7: 24). O discípulo tem uma responsabilidade: ser sábio diante dos ensinamentos bíblicos que ostentam a tão perseguida verdade.