quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Educação pelo trabalho

           Ninguém constranja a criança a trabalhar, ao ponto de prejudicar a sua infância e os seus estudos.  Por outro lado, não se despreze o pequeno serviço que uma criança pode prestar.  Como em tudo na vida, há de haver uma atitude equilibrada.  A criança aprende a viver também trabalhando.  A atividade comedida faz parte da sua formação no processo do desenvolvimento. 
            Temos observado que pais que criam e educam seus fihos totalmente ociosos, não os preparam devidamente para a vida.  Desde cedo a criança deve ser estimulada a fazer alguma coisa.  De início ela executa com deficiência, de maneira desajeitada e incompleta.  Cabe ao educador a incumbência de elogiar o seu desempenho, corrigir os defeitos, completar o seu trabalho e dar-lhe outras oportunidades.
            Crianças ressentem-se mais tarde pela ausência dessa orientação.  Além de ser o trabalho importante no processo da educação, ajuda a livrar do ócio e do vício, sendo ainda fator de prosperidade.

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