sábado, 18 de agosto de 2012

Quem é Jesus?


De várias maneiras Jesus definiu sua missão no mundo. Ele se apresenta como o pão que mata a fome, a água da vida, a porta do céu, o caminho, a verdade, a ressurreição e a vida.  Jesus é o bom pastor, o que vai à frente abrindo o caminho, ele conhece os atalhos e conduz as ovelhas com ciência e com inteligência (Jeremias 3: 15). 
        Considerando a profundidade e o elevado sentido da sua auto-apresentação, bem podemos repetir o que disseram os servidores do Império Romano que, indo prendê-lo, voltaram embevecidos com a Sua palavra: “Nunca homem algum falou como esse homem” (João 7:46).
        E Jesus se apresenta ao mundo sob essa figura sacrificial e amiga do pastor.  O pastor é companheiro das ovelhas, conhece-as pelo seu nome e estas conhecem a sua voz (João 10: 4 e 27). Seu trabalho, com efeito, foi humilde como o do profissional que cuidava das ovelhas, sendo o desvelo, carinho e desprendimento de um pastor da Palestina apenas uma pálida imagem do que fez o Divino Redentor pelas criaturas humanas.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Confiança inabalável II


          Deus está presente em nossa vida, e a convicção dessa presença é uma força no jornadear de qualquer pessoa. Um dos salmistas da Bíblia expressou nestes termos eloqüentes a certeza de que Deus estava com ele em todos os momentos de seu peregrinar: “Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face?
            Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no seol a minha cama, eis que tu aí estás também.
            Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar.
            Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
           Se disser: De certo que as trevas me encobrirão, então a noite será luz à roda de mim.
          Nem ainda as trevas me escondem de ti, mas a noite resplandece como o dia. As trevas e a luz são para ti a mesma coisa”   (Salmo 139: 7-12). 

        A confiança inabalável em Deus está presente em cada vitória alcançada nos diversos túneis da vida que atravessamos, em cada oração, em cada exaltação diante do reconhecimento das grandezas criadas pelo Pai, em cada gesto de apoio ao próximo necessitado, em cada palavra amorosa, em cada perdão.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Confiança inabalável


             Uma senhora de nacionalidade sueca chegou, certa feita, perto de um túnel que precisava atravessar e encontrou escritas estas palavras: “Em ti, Senhor, espero”.  Antes ela estava temerosa de atravessar sozinha aquele túnel. Seu coração pulsava de terror, pois o lugar era perigoso. Mas agora, encorajada por aquelas palavras, ela marchou resoluta e alcançou vitoriosa o lado oposto do túnel escuro.
            Mais tarde aquela senhora, relatando a experiência, escreveu estas palavras: “Não há maior engano do que pensar que os cristãos serão poupados de atravessar os túneis escuros da vida e que gozarão sempre do sol radiante dos espaços abertos. Ao contrário, a experiência nos mostra que seremos provados, tanto como os demais, se o não formos em maior escala.
            A diferença não está em ser o cristão poupado das agruras da vida; não. A grande diferença é esta: só o cristão pode escrever à boca dos túneis que tiver de passar na vida: “Em ti Senhor, espero”. Ele não entra no escuro sozinho. Por sua fé em Cristo, o crente tem sempre o coração cheio do Espírito Santo. Cristo nos permite ver, mesmo na escuridão, raios de luz que desabrocharão em plena luz do outro lado”.
            A felicidade do homem consiste em ter consciência da presença de Deus, até mesmo nos momentos amargos e difíceis da vida. Com esta certeza ele terá coragem e disposição para marchar resoluto por entre os espinhos e abrolhos do caminho estreito.

(do livro O caminh

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Em que havemos de crer


            É importante que tenhamos um princípio de fé. A Bíblia diz que a fé é “o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem” (Hebreus 11:1). E acrescenta ainda que “pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados...”. Isso significa que necessitamos de um princípio de fé para entender o mundo e tudo o que nele há.  
        A exteriorização de nossa fé está na comunicação com Deus.  Esta confiança, vocábulo que tem o mesmo radical da palavra , tem um propósito: falar com Deus, orar, adorar e exaltar a Deus.  
            Há um só Mediador entre Deus e os homens, o qual é Jesus Cristo, que veio ao mundo na forma de pessoa humana.
            Sendo a adoração o ponto mais importante em nosso relacionamento com Deus, é necessário que nesse aspecto não venhamos a errar. Vale atentarmos para o imperativo de Jesus, confirmado em Mateus 4:10: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás”.

(do livro O caminho da vida)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Jornal O Globo de 15.03.12


Cigarro, NÃO.

Diz o cigarro ao fumante:
Você a pó me reduz
e me transforma em fumaça?

Eu, também, por minha vez,
faço você mera massa,
levo pro buraco fundo
e apago a sua luz.  

domingo, 12 de agosto de 2012

DIA DOS PAIS - DIA DA FAMÍLIA

 Uma das grandes expressões de beleza é um jardim.  Não é possível encontrar-se alguém que não aprecia um jardim bem plantado e cultivado.  Antes de o Senhor da criação formar o homem, preparou-lhe um jardim, onde ele habitaria.
Entre as muitas metáforas referentes à família, no ensino da Bíblia, uma delas é a comparação com plantas, que no seu conjunto formam jardim.  
É o que encontramos no Salmo 144: 12: "Sejam os nossos filhos, na sua mocidade, como plantas bem desenvolvidas".
Para a plantação de um belo jardim não é qualquer planta que serve.  Há de haver rigorosa seleção de mudas e sementes.  Mais ainda: ninguém planta um jardim em um matagal.  O solo para a sua formação há de ser escolhido e devidamente preparado.  Na formação de um jardim requer-se ainda zelo, cuidado, exigindo-se ao mesmo tempo, uma expressão de arte e bom gosto.  O jardineiro eficiente tem prazer no desempenho do seu trabalho e o executa com uma boa dose de amor.  

(do livro Família Feliz)