sábado, 7 de abril de 2012

Criação II

O relógio do universo
marca o tempo com rigor;
só no exato momento,
surge o sol em esplendor.

Criação I

Do nada surgiu a luz
pela voz do soberano
e uma fagulha acendeu-se
também para o ser humano.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Domingo de Páscoa: Jesus penetrou nos céus

          Um dia na história do universo Jesus deixou os céus.  É que Deus havia resolvido despedir seu filho como executor das promessas já feitas ao mundo.  Chegara o momento, e era preciso que isto se realizasse.  Ele veio e executou sua missão. 
          Cumprida sua difícil tarefa, Jesus havia de voltar.  Se o paraíso de Deus não fosse eternamente belo poderíamos dizer que ele se engalanou para receber o Filho do Altíssimo em sua volta vitoriosa.  Se na sua despedida houve um tom de expectativa, na sua volta houve cânticos retumbantes de estrondosa vitória.  É que Jesus chega, depois de ter vencido todas as hostes infernais e ter cumprido com galhardia sua missão.  ....
          Jesus entra no santuário de Deus, tendo feito a imolação de sua própria vida.  Ali entrando, entrega nas mãos do Pai a oferenda máxima, completa e definitiva.  Este é um holocausto final que põe por terra todos os que dele haviam sido símbolos imperfeitos e transitórios.  Enquanto os sacerdotes penetravam um santuário "feito por mãos", Jesus entra na presença real e majestosa de Deus.  ....
         O esplendor daquele momento permanece por todos os séculos, porque o sacrifício de Jesus não é transitório, não envelhece, não perde o sentido e a finalidade.  É sempre o mesmo em valor e eficácia. Para todo o homem que dele se aproxima é a mesma fonte de redenção que apaga as transgressões e transporta à morada celeste.  Jesus entrou nos céus e a glória deste fato é renovada cada vez que com ele entra um pecador arrependido e salvo.  

(trecho do meu livro O caminho da vida)

quinta-feira, 5 de abril de 2012

O homem tem sede de Deus


           Certa feita um homem que professava o ateísmo achou por bem criar seu filho em ambiente onde não se falasse em religião, não se adorasse a Deus e nada se cogitasse sobre o assunto. Levou então o menor para uma ilha deserta e começou a instruí-lo em sua escola de ateísmo. O menino foi crescendo naquele ambiente em que Deus era de todo desconhecido.
            Uma tardinha, ante um lindo pôr-de-sol, o ateu foi encontrar o seu filho completamente absorto na contemplação da cena que se vislumbrava, ao esconder-se o sol entre as nuvens. Sem ver o pai, o menino lançava um beijo ao astro-rei, dizendo:
            - Sol, leva este beijo para quem te criou.
            Este fato bem revela a inclinação humana para a adoração. Este sentimento é inato e nos foi outorgado por Deus para que não nos confundamos com os brutos. Um dos maiores erros do homem é apegar-se de tal maneira aos interesses rasteiros das coisas materiais que venha a esquecer-se do seu Deus, deixando de prestar-lhe o devido reconhecimento. No mundo globalizado de hoje prolifera a idéia do consumismo no qual fica minimizada a solidariedade e crescem a solidão e a violência num processo acelerado de desmoronamento do ser humano.  O homem só é feliz quando descobre que não é só corpo, mas nele habita um espírito que busca o encontro com o seu Criador. O homem tem sede de Deus.  

(trecho do meu livro O caminho da vida e também trecho de artigo publicado no Jornal de Mairiporã em 20 fev 2006)

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Jesus, o bom Pastor


De várias maneiras Jesus definiu sua missão no mundo. Ele se apresenta como o pão que mata a fome, a água da vida, a porta do céu, o caminho, a verdade, a ressurreição e a vida.  Jesus é o bom pastor, o que vai à frente abrindo o caminho, ele conhece os atalhos e conduz as ovelhas com ciência e com inteligência (Jeremias 3: 15). 
        Considerando a profundidade e o elevado sentido da sua auto-apresentação, bem podemos repetir o que disseram os servidores do Império Romano que, indo prendê-lo, voltaram embevecidos com a Sua palavra: “Nunca homem algum falou como esse homem” (João 7:46).
        ...E Jesus se apresenta ao mundo sob essa figura sacrificial e amiga do pastor.  O pastor é companheiro das ovelhas, conhece-as pelo seu nome e estas conhecem a sua voz (João 10: 4 e 27). Seu trabalho, com efeito, foi humilde como o do profissional que cuidava das ovelhas, sendo o desvelo, carinho e desprendimento de um pastor da Palestina apenas uma pálida imagem do que fez o Divino Redentor pelas criaturas humanas.

(trecho do meu livro Caminho da Vida)

terça-feira, 3 de abril de 2012





Cigarro - grande assassino,
que destrói da vida a sorte
quem dele se torna escravo,
se escraviza até a morte

O cigarro é qual veneno
que só mata de mansinho,
ele não mata de vez,
mas mata devagarinho. 


domingo, 1 de abril de 2012

Sobre o livro escreveu o Pastor Hélio Schwartz Lima que faz a apresentação do texto:
Admiro sua extraordinária vitalidade.  Exerce o pastorado....Alimenta solidamente seu rebanho pregando com clareza a Palavra de Deus na firme convicção de que "toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda a boa obra" (II Timóteo 3:16-17). Seu púlpito é vigoroso e sua mensagem fiel! Isto se pode comprovar por meio de seus escritos. Claros, simples, mas ricos da verdade que emana das Escrituras.

Nesse exemplar uma seleção e resumo de mais de 50 anos de testemunho anunciando a verdade divina e oferecendo diretrizes para a vida humana.
(publicado pela JUERP, 2004)

Família Feliz

  •  Alicerces da Família
  •  União conjugal vacilante
  •  Separação e Divórcio
  •  Quanto vale a Família
  •  Como preservar a união conjugal
  •  A educação dos filhos
  •  Consequencias sociais do sexo livre
  •  Família e Religião
 1ª edição 1998, EBAR