sábado, 6 de outubro de 2012

Fisionomia Divina

Existia numa cidade italiana um belo monumento que representava uma uma jovem grega.  Era a estátua um primor de arte, refletindo graça e delicadeza. Um dia uma menina descuidada e suja chegou-se diante dela, contemplando-a admirada.  "Eu também posso ser assim" -  disse a menina a si mesma.  E, assim dizendo, foi para casa, onde lavou o rosto e tratou de pentear o cabelo.  No dia seguinte voltou a ver novamente a estátua, e depois de chegar em casa remendou suas vestes maltrapilhas.

Sucessivamente aquela que outrora causava dó pela sua incúria, foi se transformando à semelhança da figura da virgem grega.  Endireitou os ombros e todo o seu aspecto se modificou tornando-se graciosa e bela.  
Diz a Bíblia que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus.  Logo depois, entretanto, a obra prima da criação perdeu a semelhança com o seu Criador.  O pecado entrou no ser humano e o arruinou.  O homem se perverteu, adquirindo características opostas à santidade divina.  Com efeito, o homem dominado pelo pecado apresenta aspectos hediondos que são refletidos em sua conduta.  A perda da imagem e semelhança com Deus pode ser vista na inclinação humana para a prática de crimes terríveis condenados pela santidade divina.  

Bem pode o ser humano reconquistas a sua fisionomia divina, pois apesar de marcado e arruinado pelo pecado, o homem por mais que tenha descido nos declives de uma vida degenerada, ainda conserva no íntimo algo daquela natureza divina, que lhe foi infundida pelo Criador.  

Nenhum comentário: