domingo, 21 de abril de 2013

UM POEMA NA BÍBLIA


      Há nas Escrituras Sagradas um poema de rara beleza. É o salmo de número 119. É uma grande proclamação do valor incomparável da Palavra de Deus. Existe nele, a par da sublimidade de estilo, uma simetria perfeita. O salmo é composto em forma de acróstico, com todas as letras do alfabeto hebraico. Contém 22 estrofes, cada qual encabeçada por uma das letras daquele alfabeto antigo. Cada estrofe contém oito versos, e cada um desses versos começa, no original, com a letra que lhe serve de título. Cada versículo, em português, faz referência à Lei de Deus, apresentando um vocabulário variado.

        É notável o fato de se usarem tantas palavras como sinônimo de lei. Há diversos termos que se revezam, dando ao salmo uma beleza singular. São eles: lei, palavra, dito, mandamento, estatutos, ordenanças, preceitos, testemunho, juízo, caminho e promessa.

        Cada versículo do salmo apresenta, de modo eloquente, os efeitos preciosos das Escrituras na formação espiritual dos homens. O salmista considera a mensagem divina “luz para o seu caminho”. A certa altura do grande poema faz ele essa indagação: “Como purificará o jovem o seu caminho?” E ele mesmo responde: “Observando-o de acordo com a tua palavra”.

        Esta é, sem dúvida, uma necessidade em nosso tempo. A corrupção no presente se desenvolve na proporção da ausência de Deus no coração dos homens e desprezo pela sua Palavra. Há, entretanto, um recurso que, embora tardio, será a tábua de salvação para a criatura humana: retorno a Deus, conforme a instrução do seu livro.

        A Bíblia sempre foi uma luz dissipadora das trevas. Basta que alguém examine com atenção o Livro Divino, e terá um clarão luminoso para a sua vida no tempo e na eternidade. A Palavra de Deus revela o estado espiritual do homem sem Deus, e mostra, ao mesmo tempo, o recurso para a sua restauração. Este é o livro-poema que ameniza a sequidão do deserto em que vivemos e aponta o caminho da eternidade feliz.

(do livro O caminho da vida)


Nenhum comentário: