domingo, 26 de maio de 2013

PROVISÃO PARA O CAMINHO


Conta-se que, no início do século findo, um homem reservou passagem em um navio que ia da Europa para os Estados Unidos. Com muita economia ele juntou dinheiro durante três anos para fazer a viagem. Tendo conseguido o suficiente, comprou a passagem. Não possuindo recursos para as despesas de alimentação, durante a viagem, fez um pacote de queijo, biscoitos e bolachas para a longa permanência no navio.
            Iniciada a viagem, ele comia todos os dias um pouco. Apesar de toda a economia, o suprimento foi-se acabando. O homem começou a comer cada vez menos. Nos dois últimos dias da viagem, ele já não dispunha de mais nada com que pudesse se alimentar e começou a passar fome.
            Alguém, que viajava no mesmo navio, perguntou ao homem, que mostrava no semblante sinais de desnutrição, porque tal acontecia. Sua resposta foi que o seu suprimento de alimentos se acabou. Nesse momento o sofrido passageiro ficou sabendo que no preço da passagem que ele havia comprado já estavam incluídas três fartas refeições por dia e mais lanches nos intervalos.
            Algo acontece, não raro, em nossa viagem rumo à Canaã de Deus. Temos do Senhor o suprimento para as nossas necessidades presentes e eternas. O Evangelho é bênção para a vida atual, na família, nos relacionamentos fraternais e em toda a vivência social. Todavia desconhecemos, pelo menos em parte, a grandeza e sublimidade desses valores e estamos a comer os minguados “biscoitos e bolachas”, em vez de desfrutar dos banquetes de vida abundante que Cristo nos proporciona.
            Foi o que aconteceu com o jovem da parábola do Filho Pródigo relatada por Jesus, conforme Lucas, capítulo 15. Deixou a casa aconchegante do pai e saiu pelo mundo em busca de prazeres. Desprovido de tudo, entrou a passar fome. Seu estômago encontrava-se vazio, e ele desejava apenas enchê-lo com as bolotas que os porcos comiam. Mesmo assim, ninguém lhe dava nada. Lembrou-se então dos empregados do seu pai, que tinham fartura de alimentação. Foi nesse momento que o jovem caiu em si e tomou uma firme resolução. Voltou arrependido para os braços do pai, que o recebeu com festas e banquetes.
            Valeu a pena, apesar de todos os protestos do irmão mais velho.
            A mensagem da vida está aí, ao alcance de todos. É anunciada em toda parte. Disse Jesus: “O reino de Deus está no meio de vós”. O certo é que a verdade eterna do Evangelho chegou até nós. Mas há muita gente que não a conhece ou a despreza. Que não seja assim com o amado leitor.
(do livro O caminho da vida) 

Nenhum comentário: