domingo, 23 de junho de 2013

NECESSIDADE DA BÍBLIA EM NOSSO TEMPO

          A Bíblia é o código do cristianismo. Há quem menospreze essa verdade sob a alegação de que o Novo Testamento só foi escrito depois do ano 40 da era Cristã. O Evangelho, porém, antes de ser escrito foi vivido, ensinado e transmitido pelo próprio Jesus Cristo a seus discípulos e apóstolos. Eis porque a religião cristã, em todos os tempos, não pôde afastar-se da Bíblia para enveredar por caminhos tortuosos.
            Uma prova de que a igreja, embora organizada antes de ser escrito o Novo Testamento, se firmava nos ensinos do livro divino é que os apóstolos e pregadores do primeiro século não anunciavam doutrinas da sua humana sabedoria, mas transmitiam apenas aquilo que haviam recebido do Senhor Jesus, sem nada diminuir ou acrescentar. Não há nenhum vislumbre de concepções próprias no ensino apostólico. Não há modificação alguma dos princípios e doutrinas já estabelecidos. Todos são oráculos do Espírito Santo, porta-vozes do Verbo divino para fazer conhecidas do mundo as maravilhas do Evangelho emanado de Deus pelo Messias revelador da sabedoria eterna.
            Tendo compreendido e assimilado as grandes verdades que Jesus lhes ensinou, sua primeira preocupação foi proclamá-las, difundi-las pela palavra verbal. Logo, porém, sentiram alguns desses apóstolos que haveriam de terminar no mundo sua tarefa de pregadores. Com a morte findaria sua missão na terra. Seus ensinos verbais poderiam ser deturpados pela maldade e conveniência humanas. Para que tal não acontecesse era preciso que ficasse um resumo escrito de tudo o que Jesus ensinou. Isto eles sentiram pela revelação do Espirito Santo e, recebendo a inspiração divina, escreveram esses preciosos documentos que focalizam com exatidão aquilo que estavam acostumados a pregar verbalmente.
            Paulo, embora não tivesse o privilégio de acompanhar Jesus em sua missão terrena, recebeu informações seguras pelas instruções de Ananias e dos apóstolos que ouviram diretamente do Mestre divino a mensagem do Evangelho. Sendo homem de coração aberto às evidências da verdade, sua alma assimilou facilmente o conteúdo da revelação cristã, podendo ele escrever as epístolas que nortearam a vida das igrejas na doutrina do cristianismo. E esse escritor sagrado assevera: “Eu recebi do Senhor o que também vos ensinei” (I Coríntios 11:23).

            Se queremos a verdade, aprendamos com São Paulo a “não ir além do que está escrito” (I Coríntios 4: 6).  Igualmente, o apóstolo João resume no fim do seu livro a finalidade para a qual o escreveu: “Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus, e para que crendo, tenhais vida em seu nome” (20:21). O que diz o apóstolo do amor com referência ao motivo da sua obra, pode dizer-se também a respeito de todos os demais livros do Novo Testamento. Todos foram escritos para que os homens, no futuro, pudessem ser instruídos num cristianismo exato, genuíno e sem as misturas corrosivas das religiões humanas, e seguindo nesse caminho de luz tivessem garantia de vida em seu nome.
(do livro O caminho da vida) 

Nenhum comentário: