domingo, 24 de fevereiro de 2013

Não há canonização na Bíblia

Sendo a Bíblia o livro básico fundamental do Cristianismo, era de esperar-se que apresentasse farto ensinamento sobre a prática da canonização.  Todavia, em suas páginas essa doutrina é totalmente desconhecida.  Não há nas Escrituras o verbo canonizar.  Também não há o substantivo cânon ou canonização.

    Alguém pode questionar que, mesmo não existindo a palavra canonizar pode existir a doutrina ou a prática com outro nome.  Também isso não acontece.  Canonizar é o reconhecimento de que uma pessoa que já morreu foi levada ao céu e está desfrutando os benefícios do paraíso eterno.  É a afirmação de que essa pessoa está na presença de Deus.


     A Bíblia não foi produzida de uma só vez.  Ela foi escrita durante longo período de quase 16 séculos.  Nela aparecem personalidades marcadas pela realização de obras extraordinárias e grande fidelidade a Deus.  Desfiam nas páginas do Livro Sagrado homens e mulheres, cujas vidas foram padrões de dignidade e grande moral.  Foram pessoas usadas por Deus para a realização de milagres incontestáveis, com grande testemunho de fé e serviço ao próximo.  


     Não há, contudo, em toda a história bíblica, nesse longo perído, o relato de um concílio de sacerdotes ou profetas reunido para canonização de um antepassado, por mais nobre ou piedosa que tenha sido a sua vida.


continua ....


Nenhum comentário: